O Perfil do Adorador


"No momento em que ouvirdes o som da trombeta, do pífaro, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles e de toda sorte de música, vos prostrareis e adorareis a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor levantou." - Daniel 3:5.

Que texto tremendo. Pois nos ensina que infelizmente muitos hoje em dia estão correndo o risco de se dobrarem ao ruído de qualquer som. A nossa proposta aqui é de tentar esclarecer que hoje em dia há muitos conceitos errôneos a respeito de música e músicos.
O tema aqui apresentado não é para criar
discussão, mais sim reciclar a nossa visão a respeito das características ou perfil do verdadeiro adorador que Deus esta procurando. Com certeza ele procura aqueles que não são atraídos por qualquer coisa.


Primeiro ponto a destacar:


O texto diz:
“No momento em que ouvirdes o som da trombeta...” - as perguntas que faço são: 1- Que tipo de som você tem ouvido. 2 - Qual tem sido a sua motivação, 3 - Quem tem sido o seu referencial.



1 - QUE TIPO DE SOM LHE ATRAI. – É pecado o músico cristão ouvir música “mundana” secular? Na verdade, não é possível responder à pergunta sobre o ouvir músicas seculares com um mero "sim, é pecado" ou "não, não é pecado"; a questão é um pouco mais complexa. Primeiro, podemos perguntar: O que é pecado? A primeira resposta que nos vem à mente é o texto de I João 3:4 - "Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei." Se olharmos apenas este texto bíblico, ficaremos com o conceito de que basta olharmos os 10 Mandamentos e, se os obedecermos, não estaremos pecando. Mas a versão Almeida Revisada traduz este verso da seguinte forma: "Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia." Vemos aqui uma definição mais abrangente e mais subjetiva para a palavra "pecado". Na verdade, o próprio João, se seguirmos a leitura até o verso 10, explica melhor a questão do pecado: quem peca é quem faz as obras do diabo. Assim, para resumirmos, se compararmos este trecho com outras passagens bíblicas, veremos que pecado é tudo aquilo que nos afasta de Deus e da Sua vontade. Aí surge outra pergunta: A música pode realmente nos afastar de Deus? Se sim, que tipo de música pode me afastar de Deus e que tipo de música me aproxima dele? Bom, creio que sim, a música pode me afastar ou me aproximar de Deus. Portanto, algumas músicas seriam pecaminosas, enquanto “outras não seriam”.